Como Lei de Moisés se espalhou pelo mundo antigo

homem lendo rodo da Torah (Lei de Moisés

Então, quando o excesso de malignidade estava quase cobrindo todo o mundo, como um profundo estupor de embriaguez que obscurecia e anuviava a mente dos homens — ocorreu que a primogênita sabedoria de Deus, que existia antes de todas as criaturas1, e a mesmíssima palavra preexistente, induzida pelo extremo amor pelo homem, apareceu em alguns momentos a seus servos em visões de anjos; em outros, pessoalmente.

Como o poder salutar de Deus, Ele foi visto em forma de homem por um ou dois dos antigos que temiam a Deus2, porque era impossível aparecer de outra forma.

E quando por meio desses homens piedosos, as sementes da religião já haviam sido disseminadas entre grande parte da humanidade e toda a nação que clamava sua origem dos antigos hebreus devotava-se à adoração de Deus — a esses, portanto, assim como a uma multidão ainda afetada pelas práticas corruptas anteriores, Ele repartiu, por meio de Moisés, imagens e signos de um certo sábado místico e da circuncisão, e instruções em outros princípios espirituais, mas ainda assim não concedeu o privilégio de uma iniciação imediata.

Mas a lei deles obteve celebridade e como um perfume agradável foi espalhada por toda parte, entre todos os homens. E por meio dessa lei, a mente dos homens, mesmo entre a maior parte dos gentios, foi mudada por legisladores e filósofos em todo lugar. A brutalidade selvagem e irrestrita foi trocada pela suavidade, de modo que se obtiveram profunda paz, amizade e relação mútua.

de Cesareia, Eusébio. História Eclesiástica, Livro I, cap. II (p. 20). CPAD. Edição do Kindle.

Livro História Eclesiástica, por Eusébio de Cesaréia

Notas do editor do site:

1. Uma referência a Provérbios 8:22-31. (voltar)

2. Talvez uma referência ao episódio que Deus apareceu a Abraão em Gênesis 18, embora os judeus defendam que Deus não assume forma humana, mas que envia representantes (anjos). (voltar)

Junte-se à nossa comunidade de leitores:

Junte-se a 6.074 outros assinantes

Uma resposta para “Como Lei de Moisés se espalhou pelo mundo antigo”

  1. Vede que vos ensinei estatutos e juízos, como o Eterno, meu Deus, me ordenou, para que assim seja feito no meio da terra na qual estais vindo para herdá-la. E os guardareis e os cumprireis, porque isto é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Somente esta grande nação é um povo sábio e entendido!
    (BHSefer Dt 4:5-6)

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora